Que eventos você fotografa?
Meu nicho maior são os casamentos (civis, religiosos, mini-weddings…) e noivados. Mas também realizo outras coberturas como batizados, festas infantis, aniversários. Faço ensaio fotográficos, em geral, de gestantes e família.
Quantos fotógrafos tem a sua equipe?
Três fatores são fundamentais para estabelecer a quantidade de fotógrafos que irão me acompanhar: 1) tipo de evento (casamento, batizado, noivado…); 2) quantidade de convidados; 3) tempo de cobertura. Em geral, me acompanha, pelo menos, um fotógrafo. Em casamentos que tem a partir de 300 convidados, que demandam oito horas, ou mais, de cobertura, costumo contar com o apoio de dois fotógrafos. Isso proporciona uma quantidade de fotos de 20 a 30% maior e ainda é uma salvaguarda de que será realizada uma boa cobertura caso um dos profissionais tenha algum problema e precise deixar o trabalho. Batizados, noivados e aniversários infantis são coberturas curtas. Eventualmente, conto com outro profissional. Com relação ao tempo, quando o evento sugere uma cobertura de seis ou mais horas, começo a pensar em ter mais de um auxiliar.
Você edita fotos?
Sim, uma certa quantidade. Dias após o evento, ofereço teasers aos clientes (fotos que simbolizam o evento). Envio essas fotos com tratamentos sobre a cor e o contraste (via aplicativo de mensagens) para que possam postar em suas redes sociais. O tratamento de uma quantidade maior de fotos pode ser solicitado em um valor à parte do orçamento do evento ou através da contratação dos meus álbuns panorâmicos, em que todas as fotos escolhidas recebem tratamento. OBS.: Não faz parte desse trabalho a manipulação digital das imagens que vai além da cor e do contraste.
Você faz filmagem de casamento?
Sim! A nossa cobertura audiovisual do evento conta com a direção do meu companheiro, Marco, que tem formação na área de estudos audiovisuais. Ele é Mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos e tem vários cursos de formação em Fotografia e Vídeo, como o de Documentarista na Academia Internacional de Cinema (SP). A cobertura de vídeo é bem diversificada do ponto de vista do tamanho dos eventos. Realizamos, atualmente, vídeos de 3 até 20 minutos.
Você faz ensaios?
Você faz ensaios?
Sim, em foto e filme. As sessões são feitas em conjunto quando houver a contratação dos dois serviços. As imagens e sons capturados nesse momento enriquecem tanto o trabalho de vídeo do casamento, quanto o da fotografia. Eles são muito interessantes para a composição de álbuns de casamento e de uma edição final com estímulos audiovisuais intimistas, que agregam ao filme algo além do que a cobertura do dia do casamento. São imagens que ilustram de uma maneira poética a conexão entre o casal. Além disso, os ensaios pré-wedding são um bom momento para quebrar um pouco o bloqueio que as pessoas têm com a presença da câmera e relaxar quanto a isso antes do casamento. Também é um momento de “entrosamento" entre fotógrafa, realizador do filme e os noivos.
Faz fotos em estúdio com roupas e acessórios?
Não é o que costumo fazer. Eu não possuo um estúdio. Realmente, me identifico mais com fotografar em ambientes menos controlados, ou seja, ambientes livres, em que utilizo bastante a luz natural, a luz do sol, que é a mais nobre. Já tendo trabalhado muitos anos com essa matéria-prima, estou familiarizada com os prós e contras desse tipo de registro mais livre. Quanto aos looks e acessórios, eles são por conta do cliente. De qualquer forma, sempre estarei disponível para ajudar com sugestões.
Onde são os locais da sessão?
Os ambientes onde costumo fotografar são os mais diversos, desde locais familiares, ou seja, casas e apartamentos, até lugares mais bucólicos como jardins e espaços de paisagismo. Quanto ao aluguel de uma locação, se houver, é por conta do cliente.
Quantas fotos você entrega?
Praticamente todas que capturo e essa qunatidade varia muito de evento para evento. Em casamentos menores, costumo entregar de duas a três mil fotos. Eventos maiores, longos, podem chegar até a cinco mil fotos.
Você tem um pacote com álbuns?
Sim! Tenho pelo menos quatro tipos de álbuns panorâmicos, que são impressos em uma gráfica com papel laminado fosco ou com brilho, conforme a escolha do cliente. Os livros das linhas que ofereço têm, em geral, de 26 a 60 páginas e de vários tamanhos. Nestes álbuns podem caber de 26 a 100 fotos. Dependo da demanda, é possível aumentar o número de páginas.
Quantas horas de cobertura eu preciso contratar?
Depende muito do evento. Os casamentos tradicionais, com making of, cerimônia e festa, de 6 a 8 horas. Se tudo ocorrer apenas em um local, é possível que 6 horas de cobertura sejam suficientes. Caso contrário, 8 horas são, realmente, necessárias para registrar com qualidade todos esses momentos. Eventos intimistas, menores, levam de 3 a 4 horas.
Você faz fotos posadas?
Com certeza! Busco ser o mais ágil possível nesse momento para não atrasar o andamento da festa. Mas, tenho muito cuidado com a captação das imagens desse momento. Assim, mobilizo toda a minha equipa para acompanhar as fotos pós-cerimônia, garantindo que nada será perdido e que teremos mais de um enquadramento. Geralmente, essas fotos são feitas com familiares, padrinhos e amigos na mesa do bolo ou no ambiente escolhido junto ao cerimonial, que, aliás, é fundamental para a organização, para que ninguém seja esquecido.